terça-feira, 13 de maio de 2008


Biografia
Jean Piaget nasceu em Neuchâtel, Suíça,em 1896.
Aos 10 anos publicou seu primeiro artigo científico, sobre um pardal albino.
Formou-se em biologia e aos 23 anos começou a trabalhar com o estudo do raciocínio da criança sob a ótica da psicologia experimental.
Em 1924 publicou o livro, A Linguagem e o Pensamento na Criança.
Acompanhou a infância dos três filhos, numa observação que chamou de "ajustamento progressivo do saber". Morreu em 1980 em Genebra, Suíça.


Assimilação e acomodação

As crianças se inserem, gradualmente, nas regras, valores e símbolos da maturidade psicológica. Essa inserção se dá mediante dois mecanismos:
- Assimilação: consiste em incorporar objetos do mundo exterior a esquemas
mentais preexistentes.
- Acomodação: refere-se a modificações dos sistemas de assimilação por influência do mundo externo.

A noção de esquema

Uma das primeiras formas de organização cognitiva é o esquema.
Quando os reflexos vão, gradativamente, se diferenciando e se tornando mais complexos e flexíveis, deixando de ser simples respostas invariáveis a estímulos determinados, esse processo dá origem a esquemas de ação, tais como pegar, puxar,sugar, empurrar, etc.
É por meio dos esquemas de ação que a criança começa a conhecer a realidade, assimilando-a e atribuindo lhe significações. De acordo com Piaget, os esquemas de ação ampliam-se, coordenam-se entre si, diferenciam-se e dando origem ao pensamento. Esse desenvolvimento contínuo dos esquemas se dá no sentido de uma adaptação cada vez mais complexa e diferenciada à realidade.

A noção de equilibração

Equilibração é uma propriedade intrínseca e constitutiva na vida mental. Por meio dela é que se mantém um estado de equilibração ou de adaptação em relação ao meio.
Esse processo não consiste numa volta ao estado anterior, mas leva a um estado superior em relação ao meio.


Estágios de desenvolvimento
Segundo Piaget, há quatro estágios básicos do desenvolvimento cognitivo:

- O estágio sensório-motor, que vai até os 2 anos. Fase em que as crianças adquirem a capacidade de administrar seus reflexos básicos para que gerem ações prazerosas ou vantajosas. É um período anterior à linguagem, no qual o bebê desenvolve a percepção de si mesmo e dos objetos a sua volta.

- O estágio pré-operacional vai dos 2 aos 7 anos e se caracteriza pelo surgimento da capacidade de dominar a linguagem e a representação do mundo por meio de símbolos. A criança continua egocêntrica e ainda não é capaz, moralmente, de se colocar no lugar de outra pessoa.
- O estágio das operações concretas, dos 7 aos 11 ou 12 anos, tem como marca a aquisição da noção de reversibilidade das ações. Surge a lógica nos processos mentais e a habilidade de discriminar os objetos por similaridades e diferenças. A criança já pode dominar conceitos de tempo e número.

-Estágio das operações formais que começa por volta dos 12 anos. Essa fase marca a entrada na idade adulta, em termos cognitivos. O adolescente passa a ter o domínio do pensamento lógico e dedutivo, o que o habilita à experimentação mental. Isso implica, entre outras coisas, relacionar conceitos abstratos e raciocinar sobre hipóteses.

A obra de Piaget leva à conclusão de que o trabalho de educar crianças não se refere tanto à transmissão de conteúdos quanto a favorecer a atividade mental do aluno.

Uma escola que se diz fundamentada na teoria de Jean Piaget, deve ter sua prática pedagógica, orientada por alguns princípios básicos:

Ação- as crianças conhecem os objetos usando-os. Um esquema é aplicado a vários objetos e vários esquemas são aplicados ao mesmo objeto.

Representação- toda atividade deve ser representada, de modo a permitir que a criança manifeste o seu simbolismo.

Atividades Grupais- o desenvolvimento da criança acontece no contato e na interação com outras crianças, daí a necessidade da promoção de atividades em grupo. Não se trata aqui da concepção comum do trabalho em grupo (que a escola interpretou como um grupo de alunos obrigados a trabalhar em conjunto). Piaget pressupõe que o grupo se forme espontaneamente e que o tema pesquisado seja como um verdadeiro problema do grupo. Cabe ao professor criar as situações problemáticas, mais nunca impor um tema.


Organização - é adquirida através da atividade. É fazendo a atividade que a criança se organiza.

Postura do Professor - o professor é o desafiador da criança, ele cria dificuldades e problemas. Em escolas com essa fundamentação, a pré-escola não é um passatempo, e sim, um espaço que permite a diversificação e ampliação das experiências das crianças, promovendo a sua autonomia.


Principais livros de Piaget :

-A Linguagem e o pensamento na criança (1923)
-O Juízo e o Raciocínio na Criança (1924)

Frases de Piaget:

“O principal objetivo da educação é criar indivíduos capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.”
"As estruturas operatórias da inteligência não são inatas."
"O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas".
“Os fenômenos humanos são biológicos em suas raízes, sociais em seus fins e mentais em seus meios.”
"Quando alguém se interessa pelo que faz, é capaz de empreender esforços até o limite de sua resistência física".
“O ser humano é ativo na construção de seu conhecimento e não uma massa 'disforme' a ser moldada pelo professor.”

Nenhum comentário: